Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Sobre Nós
O sonho de Deolindo Perim era levar o conhecimento a todos, e esse sonho tornou-se realidade com a criação da escola que leva seu nome. A instituição não apenas oferece educação de qualidade, mas também promove os valores éticos e a justiça que foram fundamentais para o Sr. Deolindo.
Sua citação, "Se os filhos soubessem quanto é grande o amor dos pais, nunca fariam algo para contrariá-los," ressalta a importância dos laços familiares e do respeito mútuo, valores que são parte integrante da filosofia da Escola Fundação Deolindo Perim.
Nossa escola é uma homenagem viva a um homem cujo amor pela educação e ética continua a inspirar gerações de estudantes e a promover um ambiente de aprendizado excepcional.
Nossa História
A Escola Fundação Deolindo Perim foi criada em 1998 e é uma referência em qualidade de educação no município de Venda Nova do Imigrante e de outros municípios vizinhos. Atua com competência no desenvolvimento da aprendizagem e acompanha as transformações e avanços tecnológicos do mundo contemporâneo. Assim, nossa missão é formar cidadãos com valores cognitivos, éticos, sociais e humanos, visando ao sucesso no futuro do educando.
Com profissionais bem preparados, nossos alunos são constantemente estimulados, com atividades lúdicas e inovadoras, a desenvolver suas habilidades cognitivas e socioemocionais com compromisso, responsabilidade e respeito, interagindo com os colegas, socializando-se e aprendendo a lidar com normas e regras, com muita naturalidade, em uma convivência saudável.
A Escola acredita na parceria com a família, na construção de uma educação em conjunto, e para isso, investe na formação dos pais, trazendo profissionais especialistas para tratar de todos os aspectos envolvidos no desenvolvimento do ser, pensado como um ser integral. Além disso, a escola estabelece com as famílias uma relação de fácil acesso, prezando por uma comunicação transparente e verdadeira.
Inovação é um dos valores da escola que a partir de 2019 passou a ofertar o serviço de Psicologia Escolar em todos os segmentos a fim de desenvolver um trabalho em conjunto com a equipe pedagógica e corpo docente de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Além disso, esse serviço realiza intervenções no desenvolvimento das capacidades e necessidades das crianças/adolescentes com dificuldades de aprendizagem, como no caso da Desordem por déficet de atenção com hiperatividade, problemas emocionais ou problemas comportamentais.
A Escola é parceira do selo BERNOULLI, um material didático inovador, aliado à BNCC, atualizado mais de uma vez por ano, que acompanha os avanços tecnológicos do mundo educacional. Essa parceria promove todo o suporte na formação continuada dos professores, disponibilizando cursos específicos a cada disciplina, para que acompanhem o desenvolvimento dos estudantes, com foco nas habilidades e competências.
Ofertamos as competências gerais da BNCC para as três etapas da Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e Ensino Médio, articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
De acordo com os marcos do desenvolvimento, na Educação Infantil, há uma maior expansão das sinapses neurais, por isso, nesse segmento, utiliza-se também o material didático da Neurociência. As propostas são baseadas em Evidências Científicas com ensino explícito, sistemático e bem instruído com desenvolvimento das habilidades preditoras essenciais para a aprendizagem: ampliação do vocabulário, compreensão da linguagem oral e escrita e desenvolvimento do princípio.
Nosso Ensino Médio, desde 2021, está estruturado de acordo com a Lei nº 13.415/2017, que ampliou o tempo mínimo do estudante na escola para 1.000 horas anuais e definiu uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento.
Nossa proposta é garantir a oferta de uma educação de qualidade aos adolescentes e de aproximar a escola à realidade dos estudantes, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.
Nossa instituição tem como valor agregado à prática pedagógica, o ensino aliado a projetos atendendo a tendência da cultura maker, colocando o estudante como protagonista do processo. Seguem alguns:
I - Jogos Olímpicos
II - Semana Cultural
III - Experimentos Espetaculares
IV - Monitoria “Linguagem dos Iguais”
V - Tutoria
VI - Nivelamento
VII - Campanha de combate ao Bullying e Cyberbullying
A Escola também oferta, desde 2017, o projeto “Extensão do seu Quintal”, recepcionando crianças do Maternal ao 3º Ano EFI, promovendo a integração e a socialização, vivências tão necessárias nessa faixa etária.
Enfim, a Escola Fundação Deolindo Perim proporciona uma formação integrada ao aluno, acompanhando-o em todas as etapas de sua trajetória escolar, preparando-o social e psicologicamente para a vida.
Venha nos conhecer!
MISSÃO
VISÃO
A VISÃO é de “ser uma Instituição de referência no âmbito educacional, desenvolvendo ações para a formação de competências cognitivas e socioemocionais nos educandos e construindo sua identidade, respeitando as diversidades da sociedade, acompanhando as transformações e avanços tecnológicos do mundo contemporâneo".
A missão e a visão são representadas na ORAÇÃO “Deus Pai, dai-nos sabedoria para cuidar do nosso maior patrimônio que são os nossos alunos e nossa escola. Que busquemos a máxima satisfação daqueles que são atendidos por nós e mantenha-nos retos para sermos justos, faze–nos desenvolvedores de talentos e promovedores de um ambiente saudável em nossa instituição”.
VALORES
Com base na missão explicitada pela escola, oferecendo ensino de excelência, os VALORES que fundamentam a sua atuação, se resumem em:
I - excelência nos trabalhos desenvolvidos, sejam eles pedagógicos ou administrativos;
II - criatividade em suas ações, adequando-se continuamente às novas metodologias e tecnologias;
III - o Aluno como o centro/foco de todas as ações desenvolvidas pela escola;
IV - avaliação contínua dos trabalhos desenvolvidos, com mudanças sempre que necessário;
V - conquista e manutenção da credibilidade de pais/alunos/comunidade por meio da transparência dos trabalhos desenvolvidos;
VI - calorização e Respeito às diferenças;
VII - responsabilidade com a escola, seus diversos segmentos e seu entorno.