Ensino Fundamental II


O Ensino Fundamental II (séries finais do Ensino Fundamental- 6º ao 9º ano) tem por objetivo oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória e assegurar que ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade.

Isso requer planejamento de diretrizes norteadoras para o atendimento integral da criança em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, além de metas para a expansão do atendimento, com garantia de qualidade.

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases) determina como objetivos do Ensino Fundamental a formação do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; o fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de responsabilidade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

A instituição de ensino, conforme organização pedagógica, possui Projetos destinados aos alunos, com a participação da equipe pedagógica e docente:

I - jogos olímpicos - este projeto tem como objetivo possibilitar aos alunos participar ativamente de atividades físicas e esportivas integradas à proposta curricular, tornando a escola mais atrativa, intensificando a interação entre os jovens, os conteúdos e atendendo às demandas socioeducacionais;

II - semana cultural – é um projeto de cunho cultural realizado desde o início do ano que tem sua culminância com exposição à comunidade escolar das produções dos alunos de todos os segmentos (produção de livros, pesquisas, bricolagem, teatro, música, arte e outros);

III - experimentos espetaculares – esse projeto tem como objetivo possibilitar aos alunos participarem ativamente de atividades experimentais nas disciplinas de Física, Biologia e Química integradas à proposta curricular, tornando a escola mais atrativa, intensificando a interação entre os jovens, os conteúdos e atendendo às demandas socioeducacionais;

IV - monitoria “linguagem dos iguais” – tal projeto que corresponde em uma atividade extraescolar, com o objetivo de ajudar os alunos a superarem as dificuldades e dúvidas não supridas em sala de aula, através de alunos monitores. Acontece durante o ano e com a supervisão e orientação dos professores e orientação educacional;

V - tutoria – trata-se de aulas de reforço ministradas por um professor a alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem, quando a base dos conteúdos curriculares trabalhados aponta fragilidade na consolidação da aprendizagem;

VI - nivelamento – visa a promover o desenvolvimento de habilidades básicas que não foram consolidadas em períodos anteriores ao da série/do ano em curso do aluno.

VII - campanha de combate ao bullying e cyberbullying: o objetivo é refletir sobre atitudes e comportamentos em sala de aula com relação ao respeito ao outro e a utilização da internet.